Em Fórum sobre Fissura Labiopalatina, Henderson Pinto indica avanços, reforça apoio à causa e afirma que pauta é prioridade

A Câmara dos Deputados, por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Cirurgia Reparadora de Pessoas com Fissura Labiopalatina, promoveu, nesta terça-feira, 2, em Brasília, um fórum dedicado a expandir o conhecimento, o apoio e a inclusão de pessoas afetadas por esta condição. O deputado federal Henderson Pinto é vice-presidente da Frente e participou do evento reforçando a importância da pauta para o Brasil e também para o estado do Pará, onde apoia alguns projetos, como a “Operação Sorriso”, em Santarém, sua cidade natal.

“Quando cheguei a Brasília, eu disse pra minha equipe que esta seria uma das minhas principais bandeiras, e graças a Deus estamos conseguindo avançar com várias demandas e em várias frentes. O meu objetivo é implantar um centro em Santarém, mas também trabalhar para que outras regiões do Brasil sejam beneficiadas”, pontuou o parlamentar.

Com rodas de conversas, painéis com parlamentares e histórias de superação, o Fórum do Dia Nacional de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina é uma realização da Frente Parlamentar em Defesa da Cirurgia Reparadora de Pessoas com Fissura Labiopalatina, que tem como presidente o deputado federal Augusto Puppio, do Amapá. A fissura labiopalatina é uma condição congênita em que há comprometimento da fusão dos processos faciais durante a gestação.

Trata-se de uma abertura no lábio ou no palato (céu da boca), nariz, musculatura, mucosa e muitas vezes, no osso. Essas aberturas resultam do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, enquanto o bebê está se formando. A partir do 1º mês de vida já tem início o processo de avaliação e preparação do recém-nascido para a cirurgia que, geralmente, ocorre aos seis meses de vida.

Aprovação de relatório

Recentemente, a Comissão de Saúde (CSAÚDE) da Câmara dos Deputados aprovou um relatório do deputado federal Henderson Pinto que reconhece pessoas com fissura palatina ou labiopalatina como Pessoas com Deficiência (PcD). O PL classifica a fissura labiopalatina não totalmente reabilitada como impedimento de longo prazo, de natureza física, que pode obstruir a plena e efetiva participação da pessoa na sociedade.

Atualmente, o projeto segue tramitando na Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara. “Este Fórum demonstra que estamos organizados e dispostos a trabalhar ainda mais para ampliar as políticas públicas para as pessoas que possuem tal condição. Parabenizo o deputado Puppio e agradeço o convite por participar deste momento tão importante”, finaliza Henderson Pinto.

Ascom deputado federal Henderson Pinto

Sobre

Página oficial do Deputado Federal Henderson Pinto. Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre o seu mandato e poder acompanhar o seu dia a dia.

Notícias Recentes

Henderson Pinto

Baixe o nosso informativo sobre o nosso mandato e saiba mais.

Endereços

Gabinete Brasília

Câmara dos Deputados
Anexo IV – Gabinete 625
Email: dep.hendersonpinto@camara.leg.br
Fone: (61) 3215-5625
 
Escritório Regional
Rua Barão do Guajará, 625 – Santana Santarém – CEP: 680150-130
De Segunda a Sexta nos horários de: 09:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00
Email: de.hendersonpinto@gmail.com Fone: (93) 99102-5222
 

Henderson Pinto © 2025 – Todos direitos reservados