O deputado federal Henderson Pinto participou de uma audiência na Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil, cuja pauta foi a regulamentação da Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica, que visa garantir o atendimento integral para crianças e adolescentes, desde o diagnóstico com câncer, pauta que deverá abranger tanto o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto a saúde suplementar. A audiência ocorreu nesta terça-feira, 8.
Para os próximos três anos, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê mais de 23 mil novos casos de câncer em crianças e jovens. O parlamentar reforçou a necessidade de debater políticas públicas e investimentos para o combate ao câncer no Brasil, uma vez que o crescimento da doença no Brasil é preocupante.
“É importante regulamentar a Política Nacional, para garantir, entre outros pontos, o diagnóstico precoce. Dentro desse contexto, o nosso mandato está à disposição para colaborar com recursos voltados à aquisição de equipamentos de ponta e, com isso, melhorar o atendimento na Região Norte, em especial no estado do Pará”, enfatizou.
Combate ao Câncer
O debate atendeu a requerimentos dos deputados Weliton Prado (Solidariedade-MG), presidente da comissão, e Bibo Nunes (PL-RS), coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantil. Participaram da audiência representante do Ministério da Saúde, do Inca, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Instituto do Câncer Infantil (ICI), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da Confederação Nacional de Instituições de Assistência e Apoio à Criança e Adolescente com Câncer (Coniacc).
Ascom deputado federal Henderson Pinto