A Câmara dos Deputados aprovou, na noite deste quarta-feira, 30, requerimento de urgência para apreciação imediata do Projeto de Lei nº 3526/2019 (Nº Anterior: PL 1172/2015), que dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia reparadora de lábio leporino ou fenda palatina no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos conveniados. Conforme a proposta, o problema da fissura lábio-palatal no Brasil torna-se ainda mais alarmante, a partir do momento em que o sistema público de saúde não consegue atender nem metade das crianças que nascem com fissura no país.
Na Câmara dos Deputados, Henderson Pinto é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cirurgia Reparadora de Pessoas com Fissura Labiopalatina, e pontuou a importância da pauta para a sociedade. “Tenho um envolvimento direto com a causa, que vem desde quando fui vereador em Santarém. Hoje, na Câmara, o meu compromisso só aumentou e reforço a importância deste projeto para todas as pessoas que convivem com tal condição. A aprovação do requerimento de urgência é uma etapa fundamental até a aprovação final do projeto, dando fim a uma grande luta”, disse Henderson Pinto.
O deputado destaca ainda a importância da mobilização nos próximos dias, junto aos demais parlamentares, para que a proposta seja apreciada o quanto antes em plenário.
Ascom Deputado Federal Henderson Pinto